Aumento de peso na gravidez

agosto1

Estar consciente do peso corporal durante toda a gestação é importante, pois pode influenciar na saúde da mãe e do bebê.

Para quem está planejando engravidar e não tem uma alimentação balanceada, assim como não costuma praticar atividades físicas regularmente, este é um bom momento para começar a repensar os hábitos de vida. Mulheres que engravidam estando com um peso saudável têm menor risco de complicações ao longo da gravidez em comparação a quem está abaixo do peso ou com sobrepeso. Já para a mulher que está grávida, este não é um período adequado para dieta ou perda de peso, mas um bom momento para melhorar a alimentação e manter-se ativa.

Para auxiliar as gestantes e futuras gestantes, a Fundação Britânica de Nutrição (British Nutrition Foundation) elaborou uma sequência de perguntas e respostas a respeito do tema "peso saudável e gravidez", confira:

Quais complicações durante a gravidez estão relacionadas a um peso corporal maior?

Algumas delas podem ser muito graves e incluem doenças como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia (pressão arterial elevada), aborto e a necessidade de indicação de parto cirúrgico (cesariana). As mulheres grávidas com sobrepeso podem reduzir o risco de complicações gerenciando o ganho de peso durante a gravidez com uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. A perda de peso durante a gravidez não é aconselhável, pois pode prejudicar a saúde do bebê, mas não é necessário "comer por dois" nesse período.

O que devo fazer se estou grávida e abaixo do peso?

Geralmente ouvimos alertas sobre o sobrepeso, mas estar abaixo do peso também pode representar riscos para a saúde durante a gravidez. Se o médico avaliar que é preciso ganhar peso, isso é possível através de uma dieta equilibrada e saudável, ingerindo alimentos que são ricos em gorduras boas, como oleaginosas (castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará), peixes (salmão, sardinha, atum) e abacate, além de adicionar lanches ricos em nutrientes no meio da manhã e da tarde.

Qual a quantidade de peso que se aconselha ganhar durante a gravidez?

Ganhar alguns quilos durante a gestação é normal, mas o "quanto" varia de mulher para mulher. Apenas uma parte deste ganho de peso é devido ao aumento da gordura corporal, outra parte corresponde a fatores como peso do bebê, placenta e líquido amniótico. A maior parte dos quilos são adquiridos no segundo e terceiro trimestre. O médico que acompanha o pré-natal e outros profissionais da saúde podem aconselhar sobre o ganho de peso adequado para cada gestante.

Como garantir que a quantidade de peso adquirida seja saudável?

Os princípios básicos de uma dieta saudável permanecem os mesmos durante a gravidez:
- Alimentos ricos em amido (escolhendo variedades integrais sempre que possível).
- Comer muitas frutas e legumes variados.
- Ingerir quantidades moderadas de carne vermelha magra, peixe e outras fontes de proteína, como ovos e leguminosas.
- Ingerir moderadamente produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo (sempre que possível, com baixo teor de gordura).
- Consumir limitadamente alimentos e bebidas que são ricos em gordura e açúcar, como doces, bolos, chocolate, bebidas com açúcar e alimentos fritos.
- Praticar atividades físicas durante a gravidez. É aconselhável conversar com o médico que está acompanhando o pré-natal para saber quais exercícios são indicados.

Fonte: British Nutrition Foundation