Beber pouca água está relacionado à obesidade

agosto2

A água é a melhor fonte para manter o corpo hidratado – e magro! Um estudo extremamente interessante publicado em julho na revista médica The Annals of Family Medicine mostrou uma a associação entre obesidade e hidratação.

 Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a ingestão inadequada de água está relacionada ao aumento de gordura corporal. Segundo a autora, Tammy Chang, pessoas com excesso de peso que não se hidratam adequadamente têm dificuldade em distinguir entre sede e fome e, consequentemente, aumentam a ingestão de calorias.

Foram analisadas 9 528 pessoas com idade entre 18 e 64 anos. Os resultados são intrigantes: aqueles indivíduos com um mínimo grau de desidratação tinham índice de massa corporal (IMC) maior quando comparados àqueles com grau adequado de hidratação.

Os pesquisadores também notaram que a desidratação está relacionada à piora da saúde mental, física e emocional, e pode afetar a performance em tarefas que requerem atenção e memória. Outras consequências são dores de cabeça, piora da função renal e do humor.

Fonte: Sua Corrida