Estou grávida, e agora? Como deve ser a Alimentação na Gestação?

A gestação é um momento mais do que especial, considero quase que, sobrenatural. E desfrutar deste momento com tranquilidade e segurança de que você está fazendo uma alimentação adequada, com certeza irá gerar um bebê saudável e muito mais uma gestante saudável, feliz e plena!

 

Para isso quero compartilhar com você, de forma prática e ampla, algumas orientações nutricionais para o período gestacional.

  1. Procure realizar 7 a 8 refeições ao dia. Evite pular refeições e de ficar períodos longos sem se alimentar. Realize as refeições a cada 2 horas, no máximo a cada 3 horas e em pequenas quantidades.
  2. Mastigue bem os alimentos, estimulando a saciedade. Não ingerir líquido junto com a refeição, para evitar enjôos e azias.
  3. Cuidar com o consumo de doces e açúcares em geral.
  4. Preferir neste período da gestação alimentos ricos em: ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B, proteínas em geral, cálcio e Vitamina C.
  5. Ao acorda tomar no mínimo um gole de água com suco do limão espremido (para cada 200ml de água, utilize ¼ de limão espremido.
  6. Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, em caso de enjôo acrescente o gelinho de suco de 1 limão espremido.
  7. Utilize azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco para todas as preparações. Inclusive para cozinhas os alimentos.
  8. Evite alimentos embutidos, enlatados, processados e industrializados.
  9. Evite frituras, e prefira as preparações assadas, grelhadas ou cozidas.
  10. Prefira os alimentos orgânicos sempre que possível.
  11. Evite sucos artificiais industrializados e refrigerantes. Prefira sempre os sucos naturais de fruta ou chás de frutas.
  12. Evite o consumo de bebida alcoólica, chás estimulantes como chá verde, preto, hibisco, mate, chimarrão e refrigerante. Pois possuem taninos, substância que diminui a absorção do ferro, vitamina fundamental na formação do tubo neural do feto no primeiro trimestre.
  13. Evite o consumo de carnes cruas ou mal passadas e peixes crus, bem como verduras e legumes mal higienizados. Pois estes alimentos são fonte de contaminação, podendo causar Toxoplasmose, uma doença de graves riscos na gestação.
  14. Prefira o consumo de carboidratos e cereais integrais.
  15. Procure ingerir maior quantidade possível de proteínas como salmão, atum e carnes em geral incluindo os ovos, os leites e derivados, e alimentos ricos em Omega 3 como as nozes, castanha de caju e amêndoas, abacate. Sem esquecer das frutas e verduras.
  16. Dê preferência em consumir saladas cruas somente em casa ou em lugares que confia no processo de higienização das saladas. Sendo necessário lavar em água corrente e após deixar em molho sob imersão em água e vinagre ou solução de bicarbonato de sódio para higienização de saladas.
  17. Consuma três frutas de cores diferentes ao dia e as verduras e legumes de 3 cores diferentes no almoço e jantar.
  18. O cuidado consigo mesma e com o maior tesouro da vida de uma mãe, os filhos, é sem sombra de dúvida a mais linda demonstração de amor que existe.

Cristina Reis Pereira
Nutricionista CRN-PR 5556


Postagens

logo footer

 ans logo

Atendimento

    • Sede Cascavel: Rua Vitória 2296, Neva - Cascavel/PR 
    • Filial Maringá: Av. Duque de Caxias, 1015 - Sala 11, Zona 7 
    • Consultor Ponta Grossa: (42) 9 9938-2296

Fale Conosco